Essa simples pergunta pode evocar uma série de emoções e reações.
Para alguns, pode ser um momento de ansiedade. Para outros, uma oportunidade de crescimento e aprendizado.
A resposta emocional desencadeada por ela, reflete a importância do feedback em nossas vidas.
Do ponto de vista da neurociência, quando somos confrontados com a perspectiva de receber feedback, ativamos diferentes áreas do cérebro que estão envolvidas na regulação das emoções e na interpretação de estímulos sociais - o que pode resultar em sentimentos de ansiedade, excitação ou até mesmo medo, dependendo da nossa experiência passada com feedback.
Independentemente da resposta, uma coisa é certa: a forma como abordamos o feedback tem um impacto significativo no ambiente de trabalho e no desenvolvimento pessoal e profissional.
Transforme feedback em uma conversa significativa
Tradicionalmente, a cultura de feedback tem sido centrada na identificação e correção de deficiências, o que pode levar a uma mentalidade de "cultura de déficit".
No entanto, cada vez mais, líderes e empresas estão reconhecendo os benefícios de uma abordagem centrada nos pontos fortes, promovendo uma cultura de desenvolvimento mais positiva e produtiva.
A mudança de uma cultura de déficit para uma cultura de pontos fortes não significa evitar conversas difíceis ou ignorar áreas que precisam de melhoria.
Pelo contrário, trata-se de reconhecer que todos têm habilidades únicas e valiosas para contribuir e, portanto, podem atingir os resultados esperados a partir de caminhos ou atitudes diferentes das outras pessoas.
Abandone frases como “Você precisa fazer igual a Fulano!”
Já pensou em simplesmente dizer o que espera do colaborador e permitir que a forma de atingir essa expectativa seja a dele?
Motivação e Lifelong learning
Uma cultura de pontos fortes promove a autogestão e o desenvolvimento contínuo. Ao receber feedback baseado em seus pontos fortes, as pessoas têm uma compreensão mais clara de onde podem maximizar seu potencial e como podem continuar a crescer e se desenvolver em suas funções.
Atenção! O desenvolvimento contínuo precisa ser estimulado também nas atividades que já temos naturalmente alto desempenho.
“Melhorar pontos fracos impede falhas, enquanto ampliar pontos fortes leva ao sucesso.”
Quando nos sentimos valorizados por nossas habilidades e contribuições únicas, geramos comprometimento, motivação e melhores resultados.
Conheça seu colaborador
Nada disso é possível se o gestor não se dedicar à sua principal função: cuidar de gente.
Conhecer o colaborador significa saber o que ele ama fazer; que projetos lhe dão satisfação, o que drena seu foco ou a sua energia.
Significa estar próximo e nutrir um relacionamento que vai além da cobrança de tarefas. Significa saber quem ele é e se importar genuinamente com ele.
Invista em conversas frequentes
Estatísticas da Gallup mostram que apenas 2 a cada 10 colaboradores receberam feedbacks significativos na última semana.
Muitos gestores procrastinam essas conversas ou, simplesmente, as fazem nos ciclos “obrigatórios” instituídos pelo de RH de sua empresa.
As conversas significativas devem ser uma prática recorrente, podendo acontecer oportunamente - logo após uma reunião em que o colaborador se saiu bem ou poderia ter conduzido melhor; ou estruturadas, com objetivos diversos - sobre acompanhamento de tarefas, carreira, progressos, dificuldades ou satisfação.
Conversas são trocas, onde deve haver espaço para ouvir e falar.
Para implementar com sucesso uma cultura de feedback centrada em pontos fortes, as empresas devem adotar uma abordagem proativa e orientada para o futuro.
Isso envolve fornecer treinamento e desenvolvimento contínuos para líderes e gestores, bem como criar uma cultura organizacional que valorize a autenticidade, a colaboração e o aprendizado, além do resultado.
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